Qual é a sua matéria favorita ?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Química !

Projeto Leitura de Química- 1° BIMESTRE.


Toxicologia
Acidentes químicos
A Organização Mundial da Saúde - OMS utiliza os termos acidente químico e emergência química para se referir a um acontecimento ou situação perigosa que resulta da liberação de substâncias que representam um risco para a saúde humana e/ou o meio ambiente, a curto ou longo prazo. Estes acontecimentos ou situações incluem incêndios, explosões, fugas ou liberações de substâncias tóxicas que podem provocar doenças, lesões, invalidez ou a morte, frequentemente de grande quantidade de seres humanos.
Motoristas expostos a risco em acidente envolvendo carreta de amônia. Rodovia Fernão Dias
Embora a contaminação da água ou da cadeia alimentar por causa de um acidente químico possa afetar populações dispersas, frequentemente a população exposta está dentro ou muito próxima de uma zona industrial. Vazamento de combustível em posto de revenda – São Paulo.
Em uma área urbana, a população exposta pode estar próxima a um veículo acidentado que transportava substâncias perigosas.
PROJETO LEITURA – 2013 1º Bimestre
9º ano – Química
Professora Dominique
Entrega até dia 18/02
São menos frequentes cenários onde a população exposta está a uma certa distância do lugar do acidente. Muitas vezes a curiosidade e o próprio interesse pela carga/produto atrai perigosamente moradores e transeuntes para as proximidades do acidente.
Esta definição deve ser proposta junto com o conceito de "incidente químico", no qual uma exposição originada por liberações de substâncias químicas pode gerar como consequência algum tipo de doença ou distúrbio. A quantidade de pessoas afetadas por um incidente químico pode ser mínima (mesmo uma só). No entanto, a doença, incapacidade ou morte, podem se manifestar em um lapso de tempo longo, mesmo anos depois do acidente.
Aspectos toxicológicos para a assistência a um acidente químico.
Alguns dos desastres que aconteceram mais recentemente revelaram a necessidade do conhecimento da toxicidade dos compostos utilizados na indústria. Este conhecimento é essencial para a aplicação de um tratamento efetivo e rápido dos efeitos tóxicos, bem como para o tratamento de intoxicações acidentais. No caso do acidente de Bhopal, que aconteceu em 1984 na Índia, onde era fabricado o inseticida Carbaril, houve uma liberação de isocianato de metila. Nessa época, pouco ou nada se conhecia sobre a toxicidade desta substância e como consequência o tratamento das vítimas foi incerto e possivelmente inadequado.
Frente à enorme quantidade de substâncias químicas atualmente disponíveis, a pergunta que surge é: "Todas as substâncias químicas são tóxicas?". Provavelmente a melhor resposta seria: "Não há substâncias químicas seguras, mas sim maneiras seguras de utilizá-las" (Timbrell, 1989).
No documento OPAS/OMS (1998) aconselha-se que as autoridades locais deveriam estar preparadas para tomar parte no processo de conscientização e preparação para acidentes químicos, ou em um programa semelhante, incluindo o intercâmbio de toda a informação importante com a comunidade e a indústria local. Assim, os hospitais e outras instalações destinadas ao tratamento, os profissionais de saúde, os centros de informação toxicológica e os centros para emergências químicas deveriam participar neste processo.
Sob este ponto de vista, considera-se importante que os integrantes do sistema de combate tenham conhecimentos básicos de toxicologia para a assistência de uma emergência química
Estes conhecimentos facilitarão as atividades dos profissionais que participam na assistência da emergência bem como a proteção adequada para evitar os efeitos tóxicos.
Conhecer os riscos ajuda a prevenir exposições às substâncias químicas
Toxicologia A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicas sobre os organismos vivos. Assim, o indivíduo humano, os animais e as plantas podem estar expostos a uma grande
variedade de substâncias químicas. Estas podem ser desde metais e substâncias inorgânicas até moléculas orgânicas muito complexas.Segundo o Programa Nacional de Toxicologia do Serviço de Saúde Pública dos EUA (EUA, 1999), existem naquele país 80000 substâncias químicas às quais os habitantes podem estar expostos através de produtos industriais e de consumo, como também quando estão presentes nos alimentos, na água encanada e no ar que é respirado. Geralmente, supõe-se que relativamente poucas destas representam um risco significativo para a saúde humana, nas concentrações de exposição existentes, e que os efeitos na saúde produzidos pela maioria delas são geralmente desconhecidos. Em 1998, o inventário das substâncias químicas comerciais na Europa registrou 100.000 comercializadas para vários propósitos. Segundo a Associação das Indústrias Químicas da República Federal da Alemanha apenas 4600 substâncias são produzidas em quantidades superiores a 10 000 toneladas anuais. Estas substâncias seriam as que tem maior probabilidade de estarem envolvidas em acidentes químicos. O resto das substâncias são utilizadas em laboratório ou em produtos manufaturados, em pequena escala.
Faça uma resenha do texto ( resumo com sua opinião)
Procure saber qual o motivo que provocou a morte das 231 pessoas em Santa Maria ( boite Kiss – 26/01/2013), quais os produtos ou substâncias químicas envolvidas com tal acontecimento? Relate as suas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário